terça-feira, 5 de julho de 2011

Cuidado com o canto da “coã”


A Acauã é um pássaro parecido com um gavião, e ocorre em várias regiões do Brasil. No Norte de Minas Gerais, acredita-se que quando ela canta está agourando alguém. A infeliz pessoa agourada, segundo a crença, não dura muito tempo.
O que se diz é que quando a “coã”, como é chamada na região, canta fatalmente alguém ali por perto morre no dia ou morrerá em breve.

Quem acredita no agouro da “coã”, não hesita em dizer nos velórios: "também, do jeito que tinha 'coã' cantando...”

Para quem não acredita, o argumento é forte. “Oras, quase todos os dias morre alguém, ‘coã’ cantando ou não”. Então ela é um pássaro que tem seu canto característico como qualquer outro. Pode concluir os que não acreditam na tal “coã”.

Verdade ou não quanto ao agouro do pobre pássaro, o certo é que como se diz lá pras bandas do Norte de Minas: “O feitiço está virando contra o feiticeiro”.

Em tempos em que os pássaros de belos cantos e muito admirados estão ameaçados, imagine para quem carrega a fama de ser agourenta e de ser tão odiada pelos sertanejos que acreditam em sua maldição?

Certo também é que quase não se ouve mais o canto da “coã” pelas matas daquela região. Estaria a pobre acauã passando de agourenta a agourada?

Fonte: Palavra Rural
A foto acima foi extraída do link: www.flickr.com/photos/flavioalvarenga/3057905265/

95 comentários:

  1. Pode até existir pessoas que não acreditam mas o canto da coã da arrepios...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acrescentei ,e toda minha família tamb e aq sempre quando ele canta uma pessoa da família ou conhecidos morre😅

      Excluir
    2. Vdd eu msm onde moro ela so canta quando morre gente conhecida, tá até cantando agora , e né só ela não os animais sentem, o cachorro a borboleta preta, o galo e a rolinha

      Excluir
    3. Oq tem esses outros animais ..sentam ..ou eles cantão tabem

      Excluir
    4. E verdade sim sempre quando morreram parentes meus parecia que ele estava avisando

      Excluir
    5. A coan cantou encima da minha casa e morreu 2 conhecidas e um tio meu isso dentro de 1 mês ela cantou 2 vezes e logo aconteceu as mortes bicho amaldiçoado

      Excluir
    6. Isso é um fato!Meu marido sentado na varanda da sala de nossa casa ouviu a coã cantando e me chamou pra ouvir e disse vai cantar pra lá bicho agorento e depois disso faleceu dentro de alguns meses eu acredito no aviso dela não acredito no agouro e sim na previsão deste passarinho no sentido avançado pra avisar pra gente se prepare sua hora está se aproximando.

      Excluir
    7. Toda vez que ela canta a noite ,no outro dia alguém morre ,na minha opinião deus já deixou ela para nos avisar o falecimento de alguém, eu não gosto quando ela canta mas eu não tenão raiva dela

      Excluir
    8. exatamente sempre qui canta morre alguém da medo .mas parece qui tem visões.da morte e que avisar a população.

      Excluir
    9. Eu não acho que ela vai fazer alguém morrer e sim ela sente ou sabe de algum jeito e só canta pra avisar

      Excluir
    10. A melhor forma de fazer ela parar de cantar ! Minha vó sempre dizia pra gente fazer um círculo na terra com a porta da faca e fazer um X dentro do círculo e colocar a faca no meio do X

      Excluir
  2. Parabéns pelo blog.
    Abs.
    Cristina Sanches

    ResponderExcluir
  3. Quando pequeno, minha mãe sempre nos alertava sobre seu canto, era de arrepiar mesmo. E sempre era certeiro das 3 vezes que eu ouvi seu canto, ocorreram 3 mortes nas fazenda em que passamos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade... Uns acreditam, outros não. O legal são os "causos" e tradições...
      Obrigado pelo comentário.

      Excluir
    2. Eu morri Morro de medo desse canto,hoje de manhã ele cantou mais ou menos 1 hora cantando, Meu pai disse esse trem de morte. Estou com medo

      Excluir
    3. Na frente da minha varanda tem um poste toda manhã fica 2 estão me deixando louca e apavorada se lenda não mais e arrepiante

      Excluir
  4. Aqui no Alto Paranaíba, na Faz. Babilônia, não se ouve mais o canto da "coã" (saudade!). Mas continuam morrendo pessoas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkkkk.
      Extinguuram a coã p que nan tuvesse mais mortes nas proximidades???

      Excluir
  5. Aqui no Alto Paranaíba, na Faz. Babilônia, não se ouve mais o canto da "coã" (saudade!). Mas continuam morrendo pessoas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pobre pássaro não tem nada a ver com as mortes, num é, Marcos?
      Mas, enfim! São as crenças e tradições da nossa Minas Gerais.
      Um abraço e obrigado pelo comentário.

      Excluir
  6. Esse passáro é realmente agourento, eu já morei em fazenda, quando acauã, cantava poderia esperar que morreria alguém naquela região.

    ResponderExcluir
  7. realmente este passaro e agorento ja morei na roca moria de medo so de ver ele

    ResponderExcluir
  8. realmente este passaro e agorento ja morei na roca moria de medo so de ver ele

    ResponderExcluir
  9. Aqui em minha região = Norte de Minas + ainda é muito acreditado a lenda

    ResponderExcluir
  10. Esse escumungado tá aqui perto cantando 1 hora da manhã e ele aqui minha vo falo que tinha que queimar sal para ele ir embora mas não deu em nada e nem tô na roça tô na cidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E então você tem notícias boas pra dar pra nós depois de ouvir esse passarinho cantar diga que sim por favor🙌

      Excluir
  11. Meu pai diz que o canto da coã não tem nada a ver com morte e sim com uma mudança do tempo. Se tiver frio começará a fazer sol e se tiver sol é sinal de neblina que vem. Aqui no Sudoeste da Bahia é assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade o dia que ela cantou houve mudança de clima na fazenda onde eu estava, O Senhor não animal nenhum para amaldiçoar ninguém, o ser humano É mal por si só o destino de todos realmente É a morte estamos caminhando em uma fila invisível não sabemos o dia nem a hora, que estejamos espiritualmente preparado para esse dia.

      Excluir
  12. Eu escutei hoje o canto dele me arrepiei toda.quando meu marido falou desse passaro fiquei com medo.moro na fazenda.e de arrepiar

    ResponderExcluir
  13. Eu tava ouvindo o canto agr msm.. E por causa disso q a maioria das pessoas dizem sobre estar "agorando" eu decidi vir aq olhar oq poderia ser de fato😁 mas agr prefiro acreditar q ela canta por causa da mudança do clima! 👏 👏

    ResponderExcluir
  14. Que medo!Agorinha msm tem um pássaro cantando, chega da arrepio. Ele vai e volta!Agora eu n sei se é esse passaro.. Que medoooooo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um canto meio agourento mesmo rsrs
      Obrigado pelo cometário.
      Abração,
      Adenilson

      Excluir
    2. Tem um cantando agora já faz uns 40 minutos insistentemente, deu medo por isso vi pesquisar, ele canta e para. começou às 2330 e agora já são meia noite e 10, só agora parou de vez, estou com medo. Só orando...

      Excluir
    3. Tbm moro de medo cantaram já dois dias próximo minha casa as madrugada.

      Excluir
  15. Esse passaro ja esta cantando a uma semana perto de casa comeca ao cair da noite e vai ate de madrugada e de dar arrepios de tao triste que e o cantico , Deus e mais...

    ResponderExcluir
  16. Aqui perto de casa canta algumas vezes, moro em Goiânia go, isso são crenças antigas, que escutamos dos mais velhos, aí passamos adiante, bom eu não acredito que um pássaro agourenta alguém, e sim quando eles cantam e sempre estão em casais, até parece q um canta e outro responde, e mudança de clima, aqui quando está quente se canta durante o dia e chuva, se é anoite pela madrugada, dia mais frio e neblina. Isso um biólogo tbm mim diz, que nada mais é um canto, e podemos acreditar sim q e mudança de clima. Entao se vermos algum por aí que deixe ele viver, pq hj é raro ver o canto da acuã e pq muitos por acreditar que pobre passaro agoura, alguns são capaz de matar o pobre pássaro. Ass Bruno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Bruno! Ainda bem que as pessoas não têm nem coragem de matar esse pássaro com medo de mais agouro ainda. Eu também não creio que faça mal a ninguém não.

      Excluir
    2. Realmente , moro na roca e ouvimos muito esse pássaro cantar, e muitas pessoas acreditam nisso também, eu como uma pessoa positiva acredito que ele canta é de alegria !!

      Excluir
    3. Eu gosto do canto da acoan ela canta no fundo da minha casa sempre de madrugada tem varios dias acho legal e um passaro que ninguem mais ouve ou ver sao aves noturnas 🤗

      Excluir
  17. Pessoal outro dia estava na cidade de caiçara município do faina-Go na fazenda e a coan começou a cantar e logo meu sogro disse q a sua mãe enfiava uma faca no terreiro q ela parava de cantar, não acreditei e ele foi e enfiou a faca no chão e não é que parou de cantar mesmo. Superstição ou não parou.

    ResponderExcluir
  18. pois ela ta cantando ja tem um mes aki no setor intero anoite ela canta na porta da minha vizinha aki da e medo.

    ResponderExcluir
  19. Que é um canto soturno não resta dúvida, mas não será por isso que devemos condenar esse pássaro.
    https://www.youtube.com/watch?v=NYj-h-w94IY

    ResponderExcluir
  20. Eu também acredito é raro essa ave cantar aqui por perto quando canta é morte na certa tenho até medo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é eu só ouvi esse passarinho cantar antes da morte do meu esposo antes nunca tinha ouvido é um cartão triste e melancólico.

      Excluir
  21. Este pássaro cantou hj a noite to ate com medo disso minha tia ta mal no hospital mais Deus é mais

    ResponderExcluir

  22. Eu creio que "o canto da coã e sinal de morte nas proximidades sim, pq tem sempre acontecido, mas se nan existir coã, haverá mortes, mas sem aviso.

    ResponderExcluir
  23. Aqui em Teófilo Otoni-MG (nordeste de Minas)no sítio onde moro tem bastante.

    ResponderExcluir
  24. Em Ilhéus no sul da BA elas cantam muito pela manhã e a tarde e segundo as pessoas acreditam que esse passar o qnd canta muito chamam por chuva.
    Amo ouvir o canto lamurioso deles.

    ResponderExcluir
  25. Se é verdade ou não eu n sei... mas que é muita coincidência é. .. hoje msm ela está que canta aqui.☹😟

    ResponderExcluir
  26. Deus nos livre morro de medo quando começam cantar fico pensando quem será a próxima vitima😨😨😨

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkk é mesmo mais sempre que ouso o canto reso o o nome do pai

      Excluir
  27. Se tiver alguem vivo ai, que se manifeste. Fiquei preocupado conceis!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 😂😂 Boa
      Mas eu não sei se acredito mas tem muitas coincidências
      Ela tem 2 cantos um é diferente
      Que fala certinho pá cova é arrepiante

      Excluir
  28. Quando ouvirem esse canto, rezem o Salmos 91, e vida que segue. Abç

    ResponderExcluir
  29. Aqui onde eu moro escuto muito inclusive ela acabou de canta aqui bem pertinho da uma sessão ruim mesmo pelas as historia que ouvi fala quando minha vó era viva muitas coisas ela sabia eu acredito muito nela inclusive a acuan me apresse sim uma história real é eu acredito ok

    ResponderExcluir
  30. Quando elas comecarem a cantar coloquem em qualquer porta uma chinela fazendo cruz e assim elas param de cantar...Podem Ter Certeza

    ResponderExcluir
  31. Também não gosto muito minha avó sempre que ela canta fala que é agouro

    ResponderExcluir
  32. Gente, é so um belo pássaro com o canto veio...

    ResponderExcluir
  33. Aqui no PA tem ais montes e cantam todos os dias, assim como os papagaios e outros tantos pássaros que nem sei os nomes. Coã é só mais um pássaro que canta.

    ResponderExcluir
  34. Aqui no interior de Goiás quando uma coã canta e pq ela está chamando chuva.

    ResponderExcluir
  35. São 23h49 3 acabei de ouvir o canto da coã em Valo Fundo, distrito de Sabto Hipolito, MG. Hoje a mesma cantou no inicio da noite, em dupla com outra, mas a uma distância de uns 300m uma da outra.
    Acho que as pessoas têm esse pavor de seu canto por parecer uma pessoa gritando, avisando algo perigoso.
    Eu, desde pequeno quando ouvi a 1a vez o "Né-co-on" dela, sempre acreditei no que meus avós falavam, que era aviso de que iria chover. Coincidentemente, a previsão do tempo para amanhã é de pancadas de chuva. Vamos aguardar, né?

    ResponderExcluir
  36. Minha madrasta sempre dizia q o esse pássaro e agourento msm... e hj eu com 34 anos em uma tarde senta aki n area d casa uma o dito passaro sentou proximo da minha casa e começou a cantar... ja fiquei pensativa... pela manha recebi a noticia q minha cunhada havia esfaqueado meu irmão😔💔

    ResponderExcluir
  37. Uma ave linda.canta como os outros pássaros cantam.a cada segundo morre uma pessoa.quem tira a vida é Deus.Deicha d lendas .essa ave quase ñ existe.A morte e pra todos.

    ResponderExcluir
  38. Rapaz moro no rio grande sul, tenho 68 anos nunca tinha visto e nem houvi até semana passada houvi esse canto e vi o bicho, foi de arrepiar

    ResponderExcluir
  39. É tem os que acreditam outros não, mas coincidências ou não, as vezes que escutei o canto do pássaro pessoas conhecidas morreram.

    ResponderExcluir
  40. Gente e verdade quando ele canta ta avisando q deus quer um e exatamente oque ele canta ja repararam ? Das vezes q ele canta ta agorando alguém ....

    ResponderExcluir
  41. Durante um passeio, uma coã voou pra cima do meu cachorro. Quando chegamos em casa, o cachorro se amuou no canto. Levei em todos os veterinários da cidade, mas infelizmente em poucos dias ele morreu.

    ResponderExcluir
  42. Vim pesquisar porque a disgraçada cantou mais de 15 vezes, quando foi hoje um amigo da gente morreu!

    ResponderExcluir
  43. Na minha região, Ponte Nova / MG, esse gavião é chamado de MORRE QUE HORA, em alusão ao seu canto e é considerado agourento.

    ResponderExcluir
  44. Eu tô com muito medo, semana passada ela cantou e uma criança se foi, e agora uma está cantando de novo

    ResponderExcluir
  45. Três cantaram essa madrugada aqui na nossa vila o povo ta espantado...eu não acredito que tenha interferencia na vida humana pois morre gente pra todo lado co coãn ou sem

    ResponderExcluir
  46. Mds ontem a coã cantou aqui perto e agora uma prima minha acabou de falecer💔.

    E agora eu lembrei dessa coã cantando aqui perto ontem to aterrosizada .
    E essa n e a primeira vez
    Uma vez a coã cantou por 2 dias seguidos na.minha rua e 2 conhecidos nossos faleceram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é verdade uma vez ela contou aqui no quintal minha avó morreu,também ela cantou meu marido caiu de moto e ficou todo feriado

      Excluir
  47. Meu pai conta que no dia que minha vó morreu, a coruja cantou o dia todo perto de casa. Eu não gosto do canto dela, apesar que eu acho que ela anuncia a chegada de dias ensolarados.

    ResponderExcluir
  48. Sempre que uma coã canta sempre morre alguém, não sei se é coincidência, mas é estranho...
    Um dia tinha uma coã cantando encima da casa do meu primo e achamos ele morto lá . Aqui onde eu moro te umas cantando desesperadamente, estou com medo, e nem sei em quê acreditar. 😫

    ResponderExcluir
  49. Pode ter certeza que ela anuncia a morte..vim aq pesquisar justasmente por ela ter vindo cantar essa manha aq por perto das arvores daqui de casa.sei que que e verdade esse aviso pq ela ela avisou a morte de meu primo pequeno que era doente,da minha avo, e do meu tio..ela reslmente tras essa esse aviso negativo pra alguem da familia ou alguem conhecido que mora por perto..

    ResponderExcluir
  50. Já ouvi muitas vezes ela cantar todas as vezes morria alguma pessoa conhecido e uma vez ela cantou minha irmãzinha morreu ....

    ResponderExcluir
  51. Sei não mas eu não gosto desse canto não

    ResponderExcluir
  52. Lendo os comentários e só pensando aqui com meus botões"com ou sem acauã ninguém veio ao mundo pra ser semente"

    ResponderExcluir
  53. Aquele que habita no esconderijo do altíssimo e descansa a sombra do onipotente,diz o Senhor meu refúgio e meu baloarte,Deus meu em quem confio pois ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa,cobrertiaste com suas penas e sobre suas asas estarás seguro,sua verdade é paveis e escudo não te assustadas do terror noturno nem da seta que voa de dia nem da peste que se propaga nas trevas e nem da mortandade que assola ao meio-dia,caiam mil ao teu lado dez mil a tua direita mas tu não serás atingido🙏🙌

    ResponderExcluir
  54. Acabei de ouvir o tal pássaro aqui no bairro na Cidade de Juatuba MG

    ResponderExcluir
  55. Mas o horário deste site está estranho agora são 10:13hrs

    ResponderExcluir